Enfim estamos conhecendo mais de perto o Volkswagen Nivus. Lançado em agosto de 2020, ele demorou um pouco para chegar para nosso teste devido às dificuldades do segmento automotivo pela pandemais de Covid-19. A versão que chega para a gente é a Comfortline. O grande destaque fica no novo design, que a montadora chama de "smart car", e o banho de tecnologia embarcada, como ACC, sistema anticolisão com frenagem autônoma e a consagrada mecânica 200 TSi com câmbio automático/sequencial de 6 velocidades.
Mais abaixo, vocês podem conferir nosso primeiro contato com ele em um vídeo exclusivo.
Ele tem apenas duas versões: Comfortline 200 TSI por R$ 99.000 e Highline 200 TSI por R$ 111.000 (preços de fevereiro de 2021). Ambas utilizam a mecânica conhecida da família Polo. Novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência são itens de série na versão topo de linha Highline.
Clique aqui e confira a ficha técnica dessa versão do Nivus.
O motor 200 TSI Total Flex (família EA211) equipa as duas versões do Volkswagen Nivus. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, este propulsor gera até 128 cavalos (94 kW) de potência e torque de 20,4 kgfm (200 Nm) já a partir de 2.000 rpm. O motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de seis marchas (AQ250). Ele não terá versões com câmbio mecânico.
Em números, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o seu 'New Volkswagen' obteve, conforme normas do INMETRO, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).